domingo, 3 de fevereiro de 2013

Samurai Shodown IV: O jogo de luta do Japão feudal

Doushita, doushita!\\ Come on, what's the matter!? - Haohmaru
 
 
          Na minha infância, nunca tive a oportunidade de conhecer ninguém que tivesse o video-game Neo Geo, já que era muito mais caro que seus concorrentes como o Super Nintendo, assim, estou conhecendo os games deste console aos poucos e apenas recentemente, já que ando adquirindo alguns através da Nintendo Store. O último que comprei, por indicação do Guilherme, foi o jogo de luta Samurai Shodown IV - Amakusa's Revenge, lançado em 1996; e é dele que vou falar hoje!


          Para quem já ouviu falar sobre este jogo mas o conhece por outro nome (no meu caso foi assim!), não se assuste pois no Japão o nome da série é realmente diferente, conhecida como Samurai Spirits. O primeiro jogo foi lançado em 1993, e ao contrário dos outros games que seguiam a fórmula do jogo de luta de maior sucesso da época, o Street Fighter II (lançado em 1991), Samurai Shodown preferiu inovar: a história se passa em um Japão feudal, do século XVIII, período este conhecido como Sakoku, na qual nenhum estrangerio podia entrar no país e nenhum japonês podia deixá-lo também, sob pena de morte.
         Todos os personagens usam armas; foi o primeiro jogo em que incluiram animais que ajudam o lutador (como nos personagens Galford e Nakoruru); e ainda foi pioneiro também, a partir do segundo jogo da série, a incluir um bloqueio de ataque diferente, na qual se bloqueado um ataque no último instante, é possível desviar e ainda dar um contra-ataque. Issso persistiu por todos os outros games da série e foi utilizado em outros games de luta, como no Street Fighter III.



          Mas eu coloco mais uma principal diferença com o Street Fighter II, ao contrário deste ter criado a primeira personagem feminina selecionável, a Chun Li, em Samurai Shodown as personagens femininas passam quase despercebidas, com exceção talvez da personagem Charlotte C de Colde, que utiliza armadura, espada e técnicas de esgrima. Mas né? Para uma jogo que é sobre samurais, esperava que tivesse personagens femininas super interessantes, mas sem problemas já que existem personagens masculinos de todas as personalidades, estilos e armas: deste o histérico, louco e insano; a um personagem que utiliza máscara e roupa tradicional do teatro nipônico ao samurai fortão com sua espada, e muito mais....

Personagens da série, em mangá.
 
          Samurai Shodown 4 é um ótimo game de luta, pricipalmente para aqueles que gostam da cultura tradicional japonesa. Ahh, mas também é muito difícil, com inimigos MUUUUUITO apelões, ao ponto de repetirem o tempo todo o mesmo poder que simplesmente não deixa você nem chegar perto do seu oponente (isso rendeu boas horas de muitos xingamentos e estresse haha).
          Entretanto, umas das coisas que mais me chamou a atenção foi o absolutamente incrívil erro na escrita da palavra victory (tradução para vitória), que aparece o tempo todo quando se dá o golpe final de vitória, no entanto, o que aparece escrito em letras bem garrafais é VICTOLY!!!! Isso me rendeu tantas risadas! Como um jogo pode ter sido lançado com um erro tão feio desses? Claro que isso passou despercebido porque os japoneses tem problemas em pronunciar a letra "L", trocando por "R", mas deviam ter contratado alguém que soubesse um pouco mais de inglês né!? 
 
          Bom, se você estiver afim de jogar um bom jogo de luta, bem desafiante e recheado de cultura tradicional japonesa, este agora é o melhor que conheço!! Espero que tenham curtido a postagem, tanto para aqueles que ainda não conhecem o jogo ou para aqueles que sentiram uma super nostalgia em ler sobre ele!






5 comentários:

  1. O som deste jogo é fenomenal.
    Pena ser tão difícil a jogabilidade e aqueles golpes que deixam o jogo em câmera lenta tirando o jogador do tempo de jogo. Se não fossem estes defeitos esses jogos teriam conquistado muitos aficssionados na época em que os arcades mais disputados eram Street Fighter e Mortal Kombat.
    Esses jogos realmente não são feitos para consoles pois são muito melhor jogados em arcade, chegando até a ser chato jogar em casa sem tirar fichas do rival ou perder fichas.
    Já jogos como Donkey Kong e demais jogos de passar fazes ai sim são a cara de consoles pois levaria-se muito mas muito tempo mesmo pra se jogar em arcade, apesar de terem sido lançados em consoles onde cada ficha dava um determinado tempo de jogo para o jogador, tendo até um cronômetro em cima da tela marcando o tempo de cada ficha, ao chegar no termino do tempo os controles simplesmente paravam de funcionar aguardando o jogador colocar ficha para continuar a aventura.
    Bons tempos. Pois consoles é igual a internet tira a interatividade e o convívio real entre seres humanos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, o som desse jogo é fenomenal! Há milhares de sons como tamboes e flautas utilizadas na música japonesa, que dá todo aquele ar misterioso. Além disso, há vários momentos com silêncio só com barulhos dos golpes ou os tambores ao fundo!
      Confesso que não tive tanto contato com arcades, então para mim os jogos de luta são muito divertidos independente do console, mas como disse, nunca tive muito contato T.T

      Excluir
    2. Realmente, a qualidade sonora desse jogo é incrivel, desde a versão para Mega Drive eu já pensava assim.

      Quando eu era criança essas trilhas sonoras japonesas tradicionais com músicas lentas e poucos intrumentos me soavam misteriosas, interessantes e até um pouco assustadoras =p

      Excluir
  2. A trilha sonora de Samurai Shodown II é uma das minha favoritas de todos os tempos :) A SNK tinha esse diferencial em relação à Capcom: eles se preocupavam com todos os detalhes, sonoros, gráficos e jogabilidade e não apenas com a jogabilidade, que era o foco da Capcom.

    Fico feliz que você tenha gostado do meu post sobre o jogo, se quiser conhecer mais sobre os jogos da SNK eu tenho vários outros posts lá falando de jogos deles. Fique à vontade :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim sim, é bastante diferente a NeoGeo da Capcom, e olha que eu adoro Capcom mas ela tem um qualidade inferior mesmo (não é a toa que o console era bem mais caro).

      Vou ler mais post sim, e agora estou te acompanhando pelo GFC então vou aparecer mais vezes lá ;)

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...